INSCREVA-SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Acordo Ortográfico: Uma boa ideia?



Oi, pessoal!

A primeira matéria do Crase sem Crise – “E agora, José?” – tratou sobre o tema do Acordo Ortográfico. Independente de acharmos o tal acordo bom ou ruim, uma coisa é certa: precisamos nos adaptar a ele. Enquanto estou digitando essa matéria no Microsoft World algumas linhas apontam erros que ficaram pra trás com as novas regras, como exemplo a palavra “ideia” (sem acento). Pensando nisso a Microsoft disponibilizou um pacote de atualização que permite que seu Office trabalhe com as novas regras da reforma ortográfica. Clique aqui e veja a apresentação da Microsoft.

Algumas empresas já se adaptaram às novas regras, como no caso da Vulcabrás|Azaleia. Já outras ainda precisam se adaptar, como exemplo a CIA MÜLLER, fabricante da cachaça 51, que utiliza o slogan “Uma boa idéia”.

Confesso que ainda me confundo bastante, principalmente em relação à hifenização, (uso do hífen) portanto caso algum erro seja encontrado, aceito prontamente correções. Nesse post vamos relembrar tais regrinhas.

Vamos lá?





As regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014. Clique aqui para baixar o conteúdo preparado pelo G1.

Fonte: G1

5 comentários:

  1. Pessoalmente, tenho maior dificuldade com o hífen também, mas o que mais me incomoda é o desaparecimento do acento diferencial. Pode parecer pouco, mas atrapalha demais a leitura.

    Acho que não precisavam ter modificado essa parte.

    Valeu pelo texto. Muito instrutivo como costumeiramente é.

    ResponderExcluir
  2. Oi, André!!

    Como diz o professor Pasquale: "Ainda há muitas nuvens nesse céu." A exclusão dos diferenciais também me incomoda, principalmente na leitura:

    -Que para lhe dizer a verdade a gente para pra pensar. (rs)

    (rs)

    Obrigada!!

    Môny

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a minha maior dificuldade é com as palavras que antes eram acentuadas e agora não mais. Também não gosto desse novo Acordo, pois mal aprendi o Português correto, na verdade, nem aprendi e já tenho que estudar novamnete. Vivendo e aprendendo. Sempre te visitando Mõny, estudar pra concurso e aprender o Português correto rs.

    Beijos minha linda

    ResponderExcluir
  4. Oi bela!!

    Pera lá heim!! Escrever bem é um dom que você tem desde sua infância!!! Viver e aprender é algo que acomete a todos nós, pelo menos deveria ser assim. Eu, a cada dia, a cada matéria que escrevo, em cada blog interessante que entro aprendo também. Seus textos me emocionam!!!

    Sobre o acordo, também acho que no mínimo chegou numa hora errada, pois a maioria da população ainda já sofria de carência nesse sentido.

    Obrigada pelas visitas constantes!!

    Beijo!!!

    Môny

    ResponderExcluir
  5. não tenho a intenção de me desfazer dos meus livros antigos nem de deixar de comprar livros antigos em sebos por causa desse acordo ortográfico, então a necessidade de atenção constante para não adquirir sem querer hábitos em "desacordo" linguístico existe, no demais, é como disse o João Ubaldo: "esse acordo não inflói nem contribói", de qualquer forma minha cuca matuta vai precisar voltar a esse assunto :O)

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz: Comente!